Em artigos anteriores abordámos temas como qual o perfil de franchisado mais procurado pelas marcas ou quais os 10 conselhos para ter êxito como franchisado. Contudo, se vai investir num franchising tem de ter em conta não só o seu lado mas também o lado oposto, o lado do franchisador.
Sendo o franchising um projeto comum, que explora sinergias e pretende que ambas as partes tirem partido do negócio, é fundamental que a relação entre o franchisador e o franchisado seja boa. O franchisador é a pessoa (ou equipa) que irá reger o negócio e quem, ao fim ao cabo, irá traçar as diretrizes gerais do negócio. Por esta mesma razão, encontrar um franchisador que dê ao seu franchisado não só apoio no negócio mas também que transpareça confiança e cumplicidade, é um dos segredos para ter sucesso com qualquer rede de franchising, ou pelo menos não fracassar estrondosamente.
A seguir facultamos-lhe as 4 qualidades que um bom franchisador deve possuir. Se está a pensar investir no mundo do franchising não pode perder as nossas dicas de hoje.
Uma comunicação limpa entre franchisador e franchisado assume-se como fator vital desde o primeiro contato, onde se inicia um processo relacional tanto a nível profissional como pessoal. A comunicação estável entre um equipa de trabalho é imprescíndivel para que o negócio se possa desenvolver da melhor forma e, no caso do franchising, para que a rede possa crescer de forma saudável.
A formação é outro dos aspetos que não lhe pode escapar na hora de comprar um franchising. Alguns franchisadores canalizam toda a sua atenção para os frutos, para o rendimento do seu franchisado, o que, em certa parte, está errado. A formação é um dos fatores que irá influenciar o rendimento e ao contrário da primeira situação, também existem franchisadores que potenciam bastante a formação, investindo no seu novo franchisado para que este possa gerir o seu negócio da melhor forma. Neste sentido, antes de comprar um franchising, certifique-se que o seu franchisador tem em consideração a importância da formação, inicial e contínua.
Assim que as suas bases de conhecimento do negócio estiverem bem assentes, não pense que jamais precisará do apoio do franchisador. Depois da formação inicial e dos primeiros dias com a porta aberta é que começarão a surgir as verdadeiras dúvidas. Os royalties mensais refletem parte deste apoio que o franchisador deverá garantir ao seu franchisado. Se tem de cumprir com as despesas mensais, não se sinta retraído em pedir apoio, apoio este a que tem direito.
Estabelecer um preço justo à sua rede de franchising é uma das qualidades mais importantes que deverá procurar num franchisador. Principalmente na fase de pesquisa de redes de franchising deparamo-nos com valores exagerados e normalmente, as pessoas tendem a pensar que “se o valor é elevado, o sucesso é garantido”. Errado! A realidade é que, o investimento tem de estar alinhado com o pacote de franchising oferecido.