Mostrar menú principal Ocultar menu principal
Básico
Avançado

As 6 perguntas fundamentais para fazer aos franchisados

As 6 perguntas fundamentais para fazer aos franchisados

Comprar um franchising impõe-se como um processo exaustivo que devemos tratar com cuidado, tentando não nos deixar levar por impulsos sendo que muitos deles levam bastantes pessoas a investir em determinado franchising com base numa má razão, que mais tarde irá revelar as suas consequências.
 
No processo de escolha de um franchising todos os interessados deveriam, previamente, informar-se acerca de determinados pontos fulcrais, entre os quais se esse negócio é rentável e se se adapta à sua personalidade e capacidades.
 
No meio de tantas dicas para saber se um franchising é realmente digno de valer a pena, damos-lhe o melhor conselho, prático e totalmente recomendado para todos os interessados em serem franchisados: falar com os franchisados já existentes! Deste modo e tal é a sua importância que não pedir informações aos atuais franchisados pode traduzir-se num dos maiores erros cometidos durante o processo de escolha de um negócio.
 
E chegou a hora de ter uma conversa com quem realmente nos pode aconselhar da melhor forma, os franchisisados. É nesta altura que nos deparamos com um dilema. Mas que pergutas deverei fazer? Este artigo é dedicado especialmente a quem se encontra nesta situação. Aqui no Comprarfranchising sabemos que do processo de escolha ao momento da decisão ainda há um longo caminho a percorrer, e algo que torna este caminho mais extenso são as indecisões e a falta de preparação. E é precisamente por isto que hoje lhe vamos dar uma lista das melhores perguntas que pode fazer aos franchisados.
 
6 Perguntas fundamentais para fazer aos franchisados
 
1. O que achou da formação? Está bem estruturada a fim de o preparar para a entrada no mercado? O que inclui? A formação consiste numa preparação para que inicie o negócio, tenha capacidades para o gerir no dia a dia e para que o torne rentável por si mesmo. Não basta saber como funciona o sistema informático de gestão, é importante estar a par das estratégias de marketing, como selecionar e formar os funcionários, como realizar os pagamentos, como conseguir determinadas licenças, etc. Ao chegar ao fim do período de formação, o franchisado deve sentir segurança e caso a formação não tenha conseguido criar essa sensação significa que você terá de repensar a sua decisão em relação a "esta" marca.
 
2. Em que consiste o apoio diário que o franchisador presta aos seus franchisados? A empresa está empenhada em ajudar os seus franchisados no que eles precisem? A falta de apoio por parte da empresa franchisadora para com os seus franchisados pode ser um motivo que deve ter em consideração.
 
3. Os planos e estratégias de marketing são sustentáveis e eficazes? Induzem em erro? Atualmente a prática do marketing dexou de ser uma opção para de tornar numa obrigação.
 
4. Os franchisados são vistos como parceiros ou empregados? É permitida a colaboração dos franchisados quando se trata do crescimento da rede? A liderança é uma peça fundamental nos franchisings visto que se não existir uma rede de colaboração onde todas as opiniões são tidas em conta, é improvável que se crie um ambiente saudável e uma rede feliz.
 
5. O que mais o surpreendeu quando conheceu verdadeiramente a essência do negócio e o que mais o agradou?
 
6. Os seus planos passam por abrir uma nova delegação? Se voltasse ao início voltaria a investir neste franchising? Esta é a pergunta chave, aquela que vai anular todas as outras caso ouça uma resposta negativa. Por mais otimistas que as respostas anteriores tenham sido, o fato de ouvir um "não voltaria a escolher este franchising" ou "repensaria a minha decisão" significa que algo não está bem, algo que você não conseguiu descobrir ao fazer as 5 perguntas acima referidas.
 
Relembramos que não se deve basear na conversa com apenas um ou dois franchisados. Tente conhecer qual o panorama geral dessa rede e tenha bem assente os resultados podem divergir bastante dependendo das zonas.
 
Fale com os franchisados recentes, fale com os franchisados mais antigos, fale com os que estão localizados na sua zona residencial e depois desloque-se a outra cidade para falar com os franchisados daí, fale com aqueles que alcançaram o sucesso, fale com os que não foram capazes de levar o negócio avante. Depois faça um balanço de tudo o que ouviu. Tenha atenção para não se deixar influenciar por determinada opinião, não se esqueça que tal como existem franchisados que não foram felizes na sua escolha, também existem franchisadores que não souberam escolher a pessoa certa para ser seu franchisado.
 
Se este artigo lhe interessou, visite e mantenha-se informado com os "Sinais a ter em conta na hora de investir num franchising".