Por que razão tem tanto sucesso determinada rede de franchising? Já alguma vez deu consigo a fazer esta pergunta? É verdade, muitas vezes nos perguntamos quais os motivos de sucesso daquela rede que possui franchisados nos quatro cantos do mundo. Existe um conjunto de elementos que fazem de algumas empresas as maiores multinacionais, reconhecidas em todo o mundo! As suas estratégias chamam a atenção dos profissionais de marketing e são muitas vezes objeto de estudo e alvo de tentativas de imitação. Normalmente tentativas falhadas.
cA seguir mostramos-lhe as 10 estratégias de negócio que levaram (e continuam a levar) ao sucesso das grandes redes de franchising.
10 Estratégias de negócio utilizadas pelas grandes redes de franchising
1. Uma missão bem definida. Indiscutivelmente, um dos pilares que sustenta o sucesso dos franchisings mais famosos é o seguimento de uma missão bem definida. No caso da rede de franchising McDonald’s, a sua missão é servir agilmente determinados e apetitosos menús em estabelecimentos cómodos e acolhedores. Esta estratégia é sempre acompanhada por anúncios televisivos incríveis que deixam sempre uma mensagem, adaptados a determinadas cultras. Por sua vez, a Starbucks acabou por seguir uma estratégia mas “Premium” orientando os seus produtos a locais mais urbanos, para pessoas de classe social média-alta, oferecendo produtos de alta qualidade e optanto por vestir uma pele mais discreta, deixando de lado os anúncios televisivos.
2. Receita exclusiva. Não gostaria de saber qual é o ingrediente secreto das pizzas da Telepizza ou dos hamburgueres do famosos Burger King? A receita de alguns dos produtos mais prestigiados da fast-food estão guardados a sete chaves.
3. Um público-alvo certo. Enquanto que algumas das grandes redes de franchising direcionam a sua oferta para um público bastante alargado. Já outras optam por restringir o seu público, por exemplo os ginásios Curves revolucionaram o mundo dos ginásios introduzindo no mercado um novo conceito exclusivo para mulheres.
4. Produto estrela. Ter um produto-chave, um produto que todos conheçam e apreciem, algo irresistível. Esta é uma excelente estratégia para qualquer negócio, mas em franchising é imprescindível uma vez que existe a possibilidade de o internacionalizar de forma mais rápida e fácil. Por exemplo, quem não conhece o café da Starbucks? Ou o cheeseburger da McDonald’s? Ou o frango frito da KFC?
5. Adaptação e inovação. É fundamental incrementar a oferta, variar e torná-la acessível a todos os gostos. No caso da rede de franchising Subway, é proposto um menú que pode ser personalizado pelos próprios clientes. Uma estratégia que poderá tornar fiéis alguns dos clientes que vão surgindo. Por vezes, a adaptação vai muito mais longe, como no caso da rede de franchising McDonald’s que não só modernizou o seu logotipo e todos os seus estabelecimentos (isto há uns anos atrás), como incorporou uma linha de negócio de comida saudável (saladas, sopas, fruta) e outra de pequenos-almoços, algo que no início pareceu uma ideia um tanto ou pouco irrisória e incompatível mas que no final serviu para que o seu leque de clientes aumentasse.
6. Um know-how único. O know-how trasparece-se muito nos procedimentos utilizados no dia-a-dia e na forma como os colaboradores são treinados. No entanto e como podemos verificar na marca de cafetarias mais famosa do mundo - a Starbucks, o know-how de uma empresa vai muito mais além das práticas utilizadas no dia-a-dia. A Starbucks passa uma ideia de exclusividade e que cada cliente é único, todos estes procedimentos e toda a imagem criada a volta da marca é fruto de muitos anos de experiência no mercado.
7. Ver o cliente com o centro dos negócios. A satisfação dos clientes é uma das principais razões de sucesso e crescimento das redes de franchising mais famosas do mundo. Num panorâma de forte concorrência é cada vez mais importante ouvir o que o consumidor tem a dizer e assim, centrar a estratégia da marca neste. Marcas como a Pizza Hut promovem questionários periódicos que são feitos a clientes e colaboradores que de certa forma as vai ajudar na ciração de novas soluções para problemas não aparentes. Nada melhor que falar com quem “tem sempre razão”.
8. Marketing, marketing e marketing. Anúncios publicitários em outdoors ou muppies, anúncios televisivos, em revistas e em jornais, recorrer ao marketing de guerrilhas para criar a mais original e tocante publicidade, e utilizar as mais infindáveis estratégias que levem o consumidor a avançar com o ato de compra. São poucas ou quase nehumas redes de franchising que se privam desta arte que é a publicidade. Mais recentemente foi introduzido no meio dos media uma ferramenta que todos estamos habituados a utilizar no nosso dia-a-dia – as redes sociais. Algo muito utilizado por todas as marcas, famosas ou não.
9. Franchisados profissionais. Procurar franchisados formados na área, com conhecimentos e experiência no mercado é essencial para construir uma rede de franchising homogénea. Assim será menos provável ocorrerem aqueles pequenos incidentes que, por mais pequenos que sejam, acabam por manchar o nome de toda a rede. Voltando ao exemplo da rede de fast-food Pizza Hut: esta marca realiza um exaustivo programa de seleção de franchisados em que são testadas as habilidades de cada um deles dentro do próprio estabelecimento piloto da marca.
10. Fomentar a experiência. A rede de franchising Starbucks ganha por mil a zero na qualidade de franchising mais atual. Com o seu foco centrado num determinado tipo de público (como referimos anteriormente), esta marca de cafetarias assenta num conceito abstrato, difícil de reproduzir e ao mesmo tempo bastante valioso: é o fomento da experiência a partir do consumidor. Para tal, a rede oferece estabelecimentos calmos, cómodos, acolhedores, modernos e localizados numa zona movimentada.
Se gostou desta pubicação consulte os nossos artigos anteriormente publicados: Quais são as redes de franchisings mais famosas do mundo?, 100 franchisings mais famosos do mundo em 2014, O know-how no franchising. Para além destes 3 artigos recomendamos também que navegue pelo nosso tag “Curiosidades” onde poderá encontrar informação acerca das redes mais famosas, que certamente o irá surpreender.