Mostrar menú principal Ocultar menu principal
Básico
Avançado

Está aqui

A tendência no franchising

A tendência no franchising

O modelo de franchising é um sistema de negócio de sucesso provado que como temos referido em várias ocasiões, combina a indepêndencia dos empreendedores com a experiência e conhecimento das grandes empresas. É através do franchising que estas grandes empresas expandem o seu negócio de forma rápida e sem a necessidade de dispender um exagerado valor de investimento.

 

A grande capacidade de inovação do negócio é outro dos pontos que faz do franchising um sistema bastante atrativo não só para os modelos de negócio que estão sujeitos a alterações constantes, como para todos os outros negócios que neste mundo empresarial se vêm obrigados a inovar. Uma das principais causas do fracasso de uma rede de franchising é precisamente a falta de inovação. Inovar já não é uma opção para as empresas.

 

Com o objetivo bem definido de se adaptar às necessidades crescentes dos consumidores, de se diferenciar da concorrência e de saber tirar partido da sua proposta de valor acrescentado, as redes de franchising passaram a seguir 6 principais tendências bastante comuns nos dias de hoje. Conheça-as na nossa reportagem de hoje.

 

6 Tendências no mundo do franchising

 

1.       Especialização. A especialização nos modelos de negócio reside na necessidade demonstrada pelos clientes em encontrar o produto ou o serviço perfeito que vá de encontro com as suas necessidades. Um franchising especializado atrai um certo público-alvo e pretende deixá-lo satisfeito para que volte da próxima vez. O franchising Chaviarte Express especializou-se em 3 serviços que dificilmente se encontram no mercado, a duplicação de chaves, a reparação de calçado e a venda de produtos e serviços de segurança.


2.       Conceitos integrais. E porque não oferecer mais do que um serviço no mesmo espaço? Os franchisings de conceitos integrais reúnem todo o tipo de produtos e serviços relacionados com o seu setor de atividade. Um exemplo é a rede de franchising Interdomicilio que oferece todo o tipo deserviços ao domicílio: desde limpezas e cuidado de idosos e crianças, passando pelo cabeleireiro ao domicílio, aulas e explicações a particulares, até a podologia em casa.


3.       O low-cost. Nunca o low-cost teve tanta adesão. Reinventar o modelo de negócio e torná-lo um low-cost é mais fácil sob o sistema de franchising. A Refan é um exemplo de franchising low-cost que comercializa artigos de perfumaria a baixos preços. Um dos casos com maior sucesso em Portugal é a padaria/pastelaria Low-Cost.Come que optou por seguir o modelo low-cost e comercializar produtos de restauração a precos bastante mais baixos do que as pastelarias e padarias tradicionais.


4.       Negócios online. Relacionado com os negócios low-cost estão os negócios online. Sem necessidade de um espaço fisíco, o que reduz bastante o valor do investimento inicial, com uma maior liberdade de horários e sempre com o apoio de um master experiente, as redes de franchising online têm-se convertido num negócio atrativo para os empreendedores. O franchising DzCount é um bom exemplo de negócio online que oferece aos utilizadores os melhores descontos em várias áreas, desde hotelaria, restauração, moda, etc.


5.       Personalização e proximidade. Esta é uma tendência cada vez mais comum no mundo do franchising. A ideia surge da procura de serviços de qualidade, totalmente adaptados às necessidades dos consumidores e que se apresenta como um sucesso nos dias de hoje em que cada vez mais a procura por um serviço de qualidade, único e exclusivo é uma constante. O franchising de padarias Granier é um desses negócios que oferece uma larga variedade de pães, de fabrico próprio e num espaço moderno e ao mesmo tempo tradicional.


6.       Internacionalização. Marcas que se internacionalizam e que passam a ser reconhecidas a nível mundial é também um ponto atrativo para os empreendedores que pretendem unir-se a uma rede de prestígio e renomada. Atualmente cada vez mais são as redes que se lançam à internacionalização. A 5 à sec e a Remax são alguns franchisings que podem servir de exemplo a esta tendência que é a internacionalização.