Atualmente, o modelo de franchising é bastante procurado, não só por empreendedores – futuros franchisados, como por empreendedores – futuros franchisadores. Ao longo da última década, a ideia de converter o próprio negócio num franchising tem passado pela cabeça de muitos empreendedores, sendo que algumas dessas ideias acabaram mesmo por se concretizar elevando o volume de marcas de franchising em Portugal.
No entanto, é totalmente seguro converter um negócio num franchising? Como se deve proceder para converter determinado negócio num franchising? Quais os passos a seguir?
Encontrar uma oportunidade
Em primeiro lugar, é importante que encontre a oportunidade certa para avançar com a conversão do seu negócio num franchising; não justifique a sua decisão com “os franchisings são um modelo empresarial que funcionam muito bem e muitos empreendedores optam por ele”. Converter o seu negócio em franchising baseando-se apenas neste motivo poderá resultar no fracasso total da sua ideia de negócio.
Em segundo lugar, o seu negócio é franchisável? Ou por outras palavras, é possível que, através da formação e de manuais operativos, a nova unidade esteja pronta para iniciar a atividade de forma a ser quase que confundida com a unidade piloto?
Esta é a primeira etapa pela qual devemos passar e dedicar algum do nosso tempo a pensar e a analisar-nos a nós mesmos e ao nosso negócio.
Mais dicas para converter o seu negócio em franchising
Para além de dispor do capital financeiro suficiente para levar a cabo o processo de franchisar o negócio, saber qual será a estratégia para iniciar este longo processo, conhecer a lei vigente e etc., é necessário ter em conta outras variáveis que farão da sua rede de franchising um sucesso.
Seleção da equipa. A partir do momento em que o seu negócio passa a ser um franchising, é bom que tenha garantido uma excelente equipa de profissionais. Esta equipa será todo o corpo da rede uma vez que terá de fazer o trabalho interno (do franchisador) aliado ao trabalho externo - fornecer todo o apoio aos franchisados.
Definir protocolos. Todas as equipas que irão trabalhar consigo vão necessitar de protocolos de atuação de forma a cumprir com um dos principais requisitos do seistema do franchising, a uniformização.
Perfil comercial. Uma vez que assume o papel de franchisador, uma das suas funções será a venda de franchisings. Angariar novos franchisador e fazer da sua rede uma rede consistente é o grande papel e objetivo do franchisador. Aqui, o franchisador terá ao seu dispôr algumas ferramentas que poderá utilizar como ótimos aliados no processo de venda de um franchising: portais de franchising, revistas, feiras, redes sociais, entre outros, são algumas das ferramentas disponíveis que poderão ser utilizadas no sentido de otimizar a comunicação da venda do franchising.
Seleção do franchisado. Saber escolher o franchisado vai determinar o sucesso ou insucesso dessa unidade. Devo selecionar todos os interessados e fazer deles meus franchisados? Claramente não. O franchisador deve comprometer-se em selecionar os seus franchisados minunciosamente.
Estas são algumas dicas que o Comprarfranchising, enquanto portal informativo, quer que você, caro empreendedor, tenha plena consciência caso esteja a pensar converter o seu negócio num franchising.