Mostrar menú principal Ocultar menu principal
Básico
Avançado

Está aqui

McDonald's

Separadores primários

Cabecera Franquicia

Logotipo McDonald's
McDonald's
Investimento Direito de entrada Royalties Taxa de publicidade Contrato Área População Financiamiento Criação Franchisings
-- -- -- 20 anos
-- -- Não 1955 46 Portugal
História
Desde 1955 a rede de franchising McDonald's orgulha-se de poder oferecer ao mundo um dos serviços mais requisitados no setor da alimentação, mais precisamente, a fast-food. Em 1965 já existiam cerca de 700 restaurantes da marca espalhados pelos Estados Unidos da América.
Este franchising de fast-food de nome McDonald's chega a Portugal no ano de 1991 introduzindo um novo conceito e uma nova forma de ver a restauração assentando em quatro pilares, conveniente, acessível, informal e familiar. De norte a sul do país e também nas ilhas da Madeira e dos Açores, a rede de franchising McDonald's  premeia os seus clientes com um serviço de excelência e produtos únicos que vão ao encontro das suas necessidades.
A internacionalização da rede de franchising mais famosa do mundo dá-se no ano de 1967 com a abertura de restaurantes no Canadá e em Porto Rico. Hoje a marca está presente em 119 países.
 
Valores
  • "A experiência dos consumidores está no centro de tudo o que fazemos", na McDonald's o objetivo principal é dar o melhor produto com a melhor qualidade de atendimento aos seus clientes. A excelência é a meta.
  • "Temos um compromisso com as nossas pessoas", a equipa da McDonald's está em constante aprendizagem e desenvolvimento. A McDonald's promove um ambiente tranquilo nas suas lojas.
  • "Acreditamos no Sistema McDonald's: Franchisados, Companhia e Fornecedores", existe um equilíbrio de relações entre franchisados, franchisador e fornecedores sendo que as relações devem ser preservadas para que se consiga alcançar o sucesso, a nível pessoal e profissional.
  • "Gerimos e desenvolvemos o nosso negócio de forma ética", com base em valores como a justiça, a honestidade e a integridade.
  • "Retribuímos às nossas comunidades", a McDonald's pretende tornar o mundo num lugar melhor e para isso assume a responsabilidade de ajudar os consumidores a construírem melhores comunidades e apoiam instituições de caridade como é o caso da Fundação Infantil Ronald McDonald.
  • "Desenvolvemos o nosso negócio com rentabilidade", sendo uma empresa cotada na bolsa de valores, a McDonald's trabalha para um crescimento sustentável.
  • "Procuramos melhorar continuamente", a McDonald's está em constante aprendizagem, evolução e inovação.
 
Franchising
O modelo de negócio da rede de franchising McDonald's aposta na sua expansão através do sistema de franchising, sendo que 80% dos restaurantes em Portugal são franchisados e geridos por empresários locais. Este franchising de fast-food cultiva uma relação de confiança e respeito mútuo com os seus franchisados, acreditando ser um pilar fundamental para o bom desenvolvimento da marca. Ao entrar para o mundo McDonald's, o franchisado terá de assinar um contrato de 20 anos fazendo com que esteja a assinar um compromisso de longa duração, e por isso mesmo a marca segue um rigoroso processo de seleção e formação:
 
  • Seleção das candidaturas - é constituída por várias etapas, desde a análise da informação enviada pelo candidato e avaliação do seu perfil, efetuada por uma empresa externa, até a uma experiência no restaurante e entrevistas com os responsáveis da marca em Portugal.
  • Formação dos candidatos - tem uma duração de cerca de 12 meses e é realizada em diversos restaurantes McDonald's. É uma formação teórico-prática que permite conhecer todos os aspetos relacionados com o funcionamento e a gestão operacional e financeira de um restaurante. O processo de formação inclui vários cursos, que têm lugar no Centro de Formação da McDonald's Portugal e permite aos candidatos terem uma visão do conjunto das suas futuras responsabilidades.

O franchising da rede McDonald's é provavelmente o franchising mais famoso do mundo. Um dos fatores que o levam a ser tão bem sucedido é a forte parceria e o excelente ambiente entre o master (ou master franchisado), franchisados e fornecedores.
Desde 2003, que o franchising da rede McDonald's se encontra certificado pela EIC (Empresa Internacional de Certificação), de acordo com o devido regulamento comunitário e código de deontologia europeu do franchising. A marca já arrecadou também cerca de 180 prémios, todos eles relacionados com o franchising. Desde 2007, que a McDonald's Portugal é eleita, consecutivamente, a melhor marca de franchising portuguesa no âmbito dos Prémios de Franchising.
 
Em Portugal existem atualmente 46 franchisados da rede de franchising McDonald's espalhados de norte a sul do país, bem como nas ilhas.
McDonald's
McDonald's
McDonald's
McDonald's
McDonald's
McDonald's
McDonald's
O que lhe pedimos?: 
O franchising McDonald's é para empreendedores sérios que tenham vontade de entrar num negócio mundialmente conhecido, com uma forte identificação com a marca, que procurem a excelência ao nível da qualidade, serviço, limpeza e ainda outros valores como o espírito de iniciativa, o trabalho em equipa e o compromisso diário com o negócio. A McDonald's exige então sete requisitos: 1. As candidaturas deverão ser efetuadas por pessoas singulares, individualmente consideradas. O franchising de um restaurante McDonald's só é concedido a um único indivíduo. Este indivíduo não pode ter sócios, seja a nível financeiro, ou qualquer outro. 2. O candidato tem que demonstrar possuir capacidade e experiência em gestão de empresas/negócios, assim como em gestão de recursos humanos, que seja patente na sua experiência profissional dos últimos 10 anos. Pede-se que estejam entre os 32 e os 45 anos. 3. Após assinar o contrato, o candidato, agora franchisado, tem de fixar a sua residência habitual na área do restaurante. 4. O candidato tem de dedicar 100% do seu tempo à gestão e administração do restaurante, ou seja, não pode ter mais nenhum negócio para além do restaurante. 5. O candidato tem de aceitar a durabilidade do contrato (20 anos), consciente de que a McDonald's não concede a exclusividade de um franchising para uma cidade, território ou região. 6. O candidato deverá possuir uma carreira profissional de sucesso noseu país, em qualquer ramo e pelo menos nos últimos 5 anos anteriores à apresentação da candidatura. 7. O candidato deverá possuir disponibilidade económica para avançar com o negócio de franchising.
McDonalds Portugal Dia do Pai
"McDonald's. Tanto para partilhar" em campanha