Mostrar menú principal Ocultar menu principal
Básico
Avançado

A importância do apoio domiciliário em Portugal

A importância do apoio domiciliário em Portugal

Portugal é um dos países mais envelhecidos da União Europeia e estima-se que cerca de 20% da população tem mais de 65 anos. Saiba um pouco mais sobre o tema e em que sentido as redes de franchising de apoio domiciliário são importantes para o nosso país.

 

O caso português

Para além dos fatores naturais que causam o envelhecimento da população, existem outros fatores externos que indiretamente afetam a percentagem de idosos no nosso país. A tão famosa crise económica assume-se como o fator principal que acabou por fazer com que a natalidade diminuísse, isto porque não se proporcionaram as condições necessárias para que se assumisse uma responsabilidade de tal dimensão. As famílias retraíram-se e praticamente viram-se obrigadas a adiar o sonho de terem filhos. Para além da natalidade, a crise veio também afetar o número de jovens a se estabelecerem em Portugal. Muitos jovens viram que o seu futuro não passaria por trabalhar em Portugal e por isso mesmo optaram por emigrar e procurar emprego no estrangeiro.

 

Estes fatores acabaram por afetar as percentagens de população idosa em Portugal, o que ajudou para sermos considerados o 4º país da Europa com maior percentagem de idosos, logo a seguir a países como a Itália e a Grécia. Desde os anos 60, o número de pessoas com mais de 65 anos aumentou em cerca de 700 mil para mais de 2 milhões acompanhando a diminuição do número de nascimentos, tal como referido no parágrafo acima. Atualmente as estatísticas mostram que por cada criança com menos de 10 anos, existem cerca de 2 idosos. Tal situação estava revertida na década de 70, em que por cada idoso com mais de 65 anos existiam 2 crianças com menos de 10. Uma mudança brutal que veio favorecer o aparecimento de serviços geriátricos bem como um novo setor de mercado que é o apoio ao domicílio.

 

Mundialmente falando...

Um fato: a população mundial está a envelhecer. Tal como o caso específico português, a percentagem do número de pessoas idosas está a aumentar rapidamente, a par com uma diminuição no número de nascimentos.

 

Segundo estudos levados a cabo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de crianças irá manter uma descida até ao final do século em que nos encontramos. É também estimado que haja uma triplicação do número de pessoas com mais de 60 anos até meados do século - 2050, de 400 milhões passará para mais de 2 mil milhões.

 

Redes de franchising de apoio domiciliário

Após este resumo do panorâma mundial e português sobre a população idosa atual e futura é possível perceber o porquê da importância das marcas que se especializaram neste nicho populacional. Há cada vez mais idosos em Portugal e existem muitos que se encontram isolados e sem o apoio das suas famílias. Foi a partir desta necessedide de prestar serviços geriátricos a quem realmente precisa, que surgiram as primeiras marcas de apoio domiciliário. A seguir fique a conhecer duas das redes de franchising de apoio domiciliário que se encontram no Comprarfranchising.

 

Franchising Miminho aos Avós. É uma rede de franchising de centros geriátricos que surge da necessidade de responder às dificuldades vividas quando um familiar idoso adoece. A empresa garante a qualidade de vida e o bem estar do seu cliente, promovendo a sua autonomia. As estratégias utiizadas pela rede de franchising Miminho aos Avós passa pela participação ativa dos idosos e das suas famílias para que promova uma relação intergeracional. Leia o artigo “Miminho aos Avós, um negócio grande para os grandes e conheça mais sobre esta rede de franchising.

 

Franchising Interdomicilio - é uma rede de franchising de serviços integrais ao domicílio, onde os cuidados geriátricos têm um forte peso. A empresa visa melhorar a qualidade de vida das famílias através de uma série de serviços para o lar permitindo-lhes poupar tempo e esforços, selecionando sempre os melhores profissionais que irão atender todas as necessidades do cliente. Um dos objetivos da Interdomicilio é a adaptar-se a cada caso de forma a oferecer a soluções personalizadas para cada família.