Mostrar menú principal Ocultar menu principal
Básico
Avançado

A pesquisa de franchisings, por onde começar?

A pesquisa de franchisings, por onde começar?

Hoje em dia, em Portugal, já são muitas as pessoas que recorrem ao franchising para dar início ao seu próprio negócio. Este sistema empresarial garante uma segurança e confiança para os franchisados, contudo, como se desenvolve a procura de uma rede de franchising? Quais os meios que temos à nossa disposição para realizar essa procura?

 

A tomada de decisão de investir ou não numa rede de franchising é algo fundamental, não se podem cometer erros e, para tal, é imprescindível reunir atempadamente todas as informações acerca do mundo do franchising. A informação é sinónimo de poder e, neste caso especial, é a chave para se tomar a decisão certa. Atualmente e graças a uma ferramenta poderosissíma chamada internet é muito fácil chegar a qualquer informação sobre qualquer rede de franchising. Em portais, como o Comprarfranchising.com, é possível descobrir quais os dados básicos de determinada rede bem como estabelecer o 1º contato com a mesma.

 

Para já, neste momento inicial, podemos destacar dois tipos de empreendedores. Por um lado encontramos empreendedores que já têm uma ideia mais ou menos clara daquilo que procuram, e por outro, os empreendedores que começam a sua pesquisa do zero e que normalmente não têm nenhuma orientação quanto ao setor de atividade ou rede que pretendem. Para ambos os perfis, estão à disposição os seguintes meios para conseguir informação sobre as demais redes de franchising:

 

Portais. Damos o exemplo do Comprarfranchising.com onde se podem realizar pesquisas por distintos setores para além de o manter informado de toda a atualidade do mundo do franchising através de notícias, reportagens, artigos e entrevistas. Através dos portais o empreendedor terá a oportunidade de contatar diretamente com as empresas que à priori mais lhe interessam.

 

Feiras. Em Portugal, os eventos de feiras de franchising perderam um pouco do seu encanto e atualmente não existe uma feira de referência em que a presença das marcas seja “obrigatória”. No entanto, e apesar de ainda existirem feiras no nosso país, este é um dos meios onde se deslocam os empreendedores realmente interessados, ou seja, é onde se reunem os contatos mais qualificados.

 

Revistas especializadas. Ainda que os meios impressos tenham perdido a influência sob os consumidores nestes últimos anos, é possível encontrar publicações periódicas, em quiosques e tabacarias, que nos informam sobre a atualidade do franchising.

 

Consultores. Em muitas ocasiões, como dizíamos antes, o empreendedor pode não saber sequer como funciona o franchising e nesse sentido é aconselhável que procure um consultor que o assessorie nas suas decisões. Tal como um consultor de franchising é igualmente aconselhável que procure um advogado especialista que o ajude na redução dos riscos na hora de tomar a decisão.

 

Caso esteja em fase inicial de pesquisa, o Comprarfranchising.com sugere algumas redes, mais concretamente as que foram mais procuradas no nosso diretório de franchisings ao longo do passado mês – Franchisings mais visitados.