Segundo o último estudo publicado pelo Instituto de Informação em Franchising relativamente aos dois últimos anos (2013/2014), operam atualmente cerca de 558 redes de franchising em Portugal. Tal como é previsível, dentro desta vasta lista podemos encontrar todo o tipo de empresas, de diferentes setores de atividade e de diferentes níveis de maturidade.
São cerca de 558 diferentes redes de franchising, todas expostas numa montra diariamente visitada pelos empreendedores interessados em investir. Estes empreendedores provavelmente apenas têm uma coisa em comum – a vontade de investir e de serem bem sucedidos no mundo empresarial, isto é, cada um possui as suas próprias ideias e cada um avalia as diferentes caraterísticas do negócio de forma distinta. Uma dessas caraterísticas que se assume como uma caraterística de peso é a decisão entre uma rede consolidada com experiência e já reconhecida no mercado, ou uma rede recente com pouca experiência e ainda sem grande posicionamento mas da qual se estima um grande potencial.
Nestas situações temos que ser subjetivos uma vez que tudo depende do ângulo em que vamos avaliar a situação. É estimado que a maioria dos franchisados tendem a optar pela opção que à priori lhes parece mais segura, isto é, as redes mais consolidadas.
Vantagens das redes mais consolidadas
Desvantagens das redes mais consolidadas
Por outro lado, as pessoas que têm um caráter mais empreendedor (geralmente), tendem a optar por novos projetos com um potencial de crescimento maior e onde se podem assumir como pioneiros.
Vantagens das redes recentes
Desvantagens das redes recentes
Muitos poderão pensar que investir numa rede recente e sem reconhecimento no mercado pode trazer consigo alguns riscos, no entanto, na maior parte das vezes o mais arriscado é não arricar. Como já foi referido em cima, tudo vai depender da posição que tomamos perante a vida, da nossa personalidade (espírito empreendedor ou não) e da nossa predisposição para correr certos riscos.